Sunday, April 23, 2006

 

QUEBEC - SEMANA SANTA

Aqui no Canadá também foi feriado na sexta-feira santa, então resolvemos aproveitar o dia de folga e irmos para Québec. Como a opção mais barata era o carro, alugamos o carro e resolvemos meter o pé na estrada, pois de Toronto para Québec são uns 800 km, dureza...
Convidamos o Vavá e a Karinny para ir com a gente, então fizemos uma pequena voltinha em Ottawa para pegá-los. Foi uma ótima idéia, pois saímos daqui na sexta a noite, dormimos em Ottawa, pegamos o povo e continuamos a viagem para Quebec. Ottawa é mais ou menos metade do caminho, então pelo menos deu uma cortada na viagem.
Lá na casa do Vavá e da Karinny tivemos a oportunidade de rever o Linux (lembra daquele cachorrinho que tivemos que trazer no avião), pense em um cachorro pertubado...eheheh Acho que ele deve tá concorrendo pau a pau com o nego (cachorro do Eduardo lá em Fortaleza, que toma gardenal.) A única coisa que posso dizer é que ele é super hiper mega empolgado...pilhas alcalinas na certa...
Bem como ele dorme preso, ficamos muito bem no conhecido sofá cama do VAvá e da Karinny.
De manhã bem cedinho saímos para Québec. Como não queríamos perder tempo resolvemos tomar café em algum McDonald na estrada. Para quem nunca provou, por incrível que pareça, o café da manhã do Mc Donald é uma delícia!! Eles têm um pãozinho chamado Mcgriddle que é molhado no maple syrup, ficando com um gostinho doce, é MARAVILHOSO! Eu adoro!!
Essa daí é a cara pálida dos felizes comedores de café da manhã do Mac.

O tempo tava ajudando, pois como vcs podem ver o céu tá azulzinho e a gente nem tá com tanto casaco, oba!! É primavera!!

Chegamos em Quebec por volta de meio dia, fizemos o check in no hotel (que ficava bem do lado do Château Frontenac) e fomos aproveitar o dia bonito para fazer todo o turismo externo de Québec, pois a previsão do tempo para sábado e domingo era de chuva e frio...=(

Caminhamos por todo Québec velho: citadelle, rue du trésor, château frontenac, a promenade des goveneurs do lado do rio e chegamos até a Plain d'abraham , onde os franceses e os ingleses lutaram e os pobres dos frances perderam... Para quem não sabe é por isso que nas placas de carro da província de Québec tem a frase "je me souviens"(eu me lembro). Até hoje eles tentam se lembrar e manter a cultura francesa, é por isso que Quebec é uma das únicas (se não for a única, não sei com certeza) províncias no Canadá que o povo fala francês mesmo e algumas pessoas nem inglês falam. Eles realmente fazem um bom trabalho, pois a mudança da cultura americana de Ontario para a cultura francesa de Québec é bem vísivel. Eu gosto mais da parte francesa, principalmente Montreal, que é bem bilingue. Todo mundo fala inglês e francês na maior tranquilidade. Bem, quem sabe um dia a gente vai morar por lá...

O plain d'abraham é um parque bem bonito no verão, mas na primavera, como vcs podem ver nas fotinhas depois, ainda não deu tempo da neve derreter toda e da grama ficar verdinha.

Na sexta comemos em um restaurante italiano bem gostoso e, como estávamos mortos por ter acordado muito cedo e andado muito, fomos dormir.

Na manhã seguinte, como previsto, tava maior chuva e frio. Lá fomos nós turistas que só tem um final de semana para conhecer tudo nos aventurar do lado de fora do hotel.

Aproveitamos para ir em um café bem gostoso e quentinho e entrar na catedral. A tarde pegamos o carro e fomos dar uma volta na cidade de Quebec mesmo, pois até agora tínhamos ficado só dentro dos muros da cidade velha.

Ah! É que Quebec antiga é toda murada pela Citadelle, uma fortaleza que protegia a cidade antigamente. Hoje é o reduto dos turistas...

Foi legal dá um rolé pela cidade , pois deu para lembrar algumas coisas da época que fui para visitar o tio Marcus e a tia Lígia.

Outra coisa interessante é que em Quebec tem muitas lojinhas que vedem artesanato Inuit. Normalmente são umas esculturas que eu achei que eram feitas de pedrão sabão, pois é muito parecida, mas na verdade é de uma outra pedra chamada serpentine.

Olha a fotinha como é parecido que só com a nossa pedra sabão. Ah! Em inglês chama soap stone e tem alguns artesão que importão do Brasil para fazer as esculturas de pedra sabão, parece que é mais fácil e mais macia para esculpir do que a tal da serpentine.

As duas primeiras são de serpentine e a última dos dentões é de pedra sabão, mas todas são artenato Inuit

Para quem quiser saber mais das esculturas, taí o site:

http://www.freespiritgallery.ca/materialsinuit.htm

A outra vantagem da pedra sabão no Brasil é que dá para comprar para guardar de lembrança. Aqui, só um ursinho desse tamanho aí custa na faixa de uns 400 dolares canadense, acredita?

Tudo artesanal é super valorizado...que pena para mim que queria tanto um e que ótimo para o artesão, se é que é ele que ganha mesmo...

Vou colocar as fotos no site assim que conseguir organizar tudo...


Comments:
"organizar tudo"=vava mandar as fotos dele.
Vai sair, vai sair.
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

www.flickr.com
raquelmsampaio's photos More of raquelmsampaio's photos